Atualização Pessoal, Acadêmica e Financeira - PARTE 2.

Olá leitores e amigos da finansfera!


Depois de quase 3 meses de hiato aqui no Blog, estou de volta com atualizações sobre meu novo plano de carreira, explicações sobre o hiato e alguns insights financeiros sobre o que está rolando/vai rolar na bolsa para os próximos meses.

Hiato do Blog

Primeiramente, o motivo principal do meu hiato de postagens aqui no Blog foi devido ao retorno do meu semestre letivo, embora o EAD seja extremamente cansativo, tem se mostrado muito produtivo para mim. Como havia citado no post pessoal anterior, tenho trilhado novos caminhos em busca de uma carreira com algo que eu realmente sinto prazer constante em fazer que é analisar o mercado financeiro e seus impactos políticos e sociais.

Desenvolvimento pessoal

Sem enrolar muito sobre isto, reservei 2 dias da minha semana para estudar para a prova do CPA-20, que pretendo realizar logo no inicio de 2021, além disto, também tirei este tempo fugindo das redes sociais do Blog para focar um pouco mais na minha marca profissional pessoal, criei um linked-in, estou participando de todos os cursos possíveis que envolvam investimentos e programação (acho fundamental e pouco explorado) e tenho tido bons resultados com ambos.


O próximo foco é começar a aprender um novo idioma e para isto vou aproveitar do meu último ano de federal, já que o conteúdo e os certificados são gratuitos, estou pensando em francês e/ou espanhol, já que o Cambridge FCE e TOEFL de inglês já estão no currículo.

Desenvolvimento financeiro

Outro assunto que eu queria muito compartilhar com vocês é o desempenho que estou tendo auxiliando a minha mãe na carteira de investimentos dela que como já contei aqui tem um patrimônio considerável, quando criei a carteira dela, pensei em deixar o máximo de renda possível no exterior sem expor demais a renda variável, isso em meados do mês de maio, alocando em BDRs, alguns fundos multimercados internacionais e alguns papeis pós fixados (recomendo muito o conteúdo do Blog BPM para investimentos dolarizados, notícias e assuntos sobre o exterior), a carteira está com um rendimento médio de 15% a.m, agora próximo as eleições americanas, pretendo diminuir a exposição ao dólar da carteira e focar um pouco mais nas brasileiras descontadas que estão começando a dar sinais de recuperação novamente (assunto para os próximos posts).

Continuo conseguindo aumentar meus aportes mensais sem necessariamente cortar algo do meu cotidiano ou estilo de vida, ainda estou trabalhando para o meu padastro remotamente, utilizo do dinheiro da bolsa para os custos e o restante vai para a carteira pessoal, sobre a minha carteira, não tenho muito o que dizer, ela não está perfomando muito bem (ainda), fiz algumas compras duvidosas quando dentro do meu planejamento era para eu estar aumentando o caixa, mas acho que o mercado financeiro é isso, é errando que se aprende e quem nunca errou e perdeu dinheiro que atire a primeira pedra.

Sobre os meus fundos imobiliários, sei que alguns blogs da finansfera não gostam muito da ideia pelo princípio de receber renda em real, mas continuo alocando 25% do capital nestes, entretanto, com uma tendência positiva de mostrando ao longo dos próximos meses, talvez seja necessário me expor menos a fundos de papéis e voltar um pouco mais para os híbridos e/ou fof's de fiis.


Brazil e economia


Para o futuro eu volto novamente com visões positivas para a nossa querida bolsa brasileira, embora eu tenha discutido com alguns amigos que cursam economia que as reformas estão demasiadamente mal escritas, com furos, brechas e alguns cálculos duvidosos, felizmente ainda sim levam o país para um mar mais calmo (ou menos turbulento) do ponto de vista fiscal. Agora resta saber quando e como estes conteúdos reformistas vão seguir no congresso, será que o PR e a equipe do Guedes vai continuar tendo boa convivência e jogo de cintura para lidar com o pessoal do congresso? Espero MUITO que sim.


Pessoal até demais

Indo aos detalhes mais pessoais, estou a alguns meses sozinho no AP e para não desenvolver ansiedade, tenho saído de casa um pouco mais do que deveria, sempre consciente e com cuidado, já que o vírus ainda não comemorou o fim do ano, a presença de amigos em churrascos e trabalhos em grupos tem me ajudado a superar o término recente. 

Mentalmente estou bem tranquilo, sigo muito feliz mesmo estando um pouco solitário, o tempo que me sobra para refletir eu utilizo na cozinha, experimentando e aprendendo a cozinhar coisas novas, me dando muito bem com a culinária asiática, de poke, sushi a yakisoba. haha

Segue a única foto do Post, uma cachoeira linda aqui da região do DF que visitei semana passada com uns amigos.

Salto do itiquira
Cachoeira do Salto do Itiquira - FORMOSA-GO.






Então é isso leitores e amigos, para os próximos posts, sobre política planejo focar nas reformas e explicar do ponto de vista técnico, sobre economia devo escolher algumas empresas que estão com novas políticas de gestão e também, quero fazer uma análise/tutorial detalhada do APP do meu amigo Stark que tive o imenso prazer de participar da fase beta.


Obrigado pela leitura, siga o Blog para descobrir mais sobre a vida de um jovem de 21 anos que está em um turnaround maior que o símbolo da NIKE e de vez em quando, algumas curiosidades técnicas sobre assuntos variados. haha


Twitter: @Irfinancas

Instagram: @IRfinancasblog

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Cacete maluco, 15% a.m.? Sua mãe ta participando de uma pirâmide das boas não?! hahahahahaha

    Bem legal a atualização, sinto saudades de qnd eu tinha essa disposição que vc está tendo, quero ela de novo ahahhaa

    Manda bala nisso aí

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Kkkk

    Pois é!

    A carteira dela tava cheia de BLUE Chips americanas + dólar disparando.

    Nesse período, coincidentemente escolhi as que disparam e realoquei a carteira de maneira profissa.

    Foi sorte + uns fundamentos que eu fui lendo em blogs e fóruns gringos, me aprofundando cada vez mais em conteúdo técnico.

    Valeu pela presença!! Tava sentindo falta dessa interação, abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e nos ajude a crescer!
Tenha consciência das politicas de comentários do Google!
Seja educado e gentil.