Como usar Hashtags e Otimizar o SEO no Pinterest

hashtags no pinterst
Hashtag - fonte: pixabay

Você tem dúvidas de como usar hashtags e SEO no Pinterest?

Vamos definir se é necessário ou não a utilização de hashtags e como aplicar técnicas de otimização de SEO no Pinterest.

De maneira simples, iremos desvendar juntos os segredos de sucesso de quem produz conteúdo na rede social que mais cresce em engajamento no mundo ocidental.

Aos meus amigos da Finansfera, este conteúdo é muito útil para ser aplicado em SEO de Blog também, tirando as partes sobre hashtags, os conceitos de palavras-chaves se aplicam igualmente para o Google, claro que definir o crescimento ou a individualidade do seu Blog vai se cada um!

Primeiramente, O que é SEO?

O termo, do inglês Search Engine Optimization, traduzido ao pé da letra dá-se por Otimização dos Mecanismos de Buscas.

Entretanto, pode-se definir como sendo um conjunto de técnicas aplicadas em qualquer página que esteja indexada na internet.

O processo de aparecimento de uma página na internet normal que conhecemos no dia-a-dia dá por meio da indexação (termo técnico para reconhecimento da página como sendo legítima) atribuída à mecanismos de buscas, como o Google, Bing, Yandex e Baidu.

As técnicas de aprimoramento de SEO variam de acordo com o código e os termos de uso e políticas de cada empresa que atua no mercado de mecanismos de buscas online.

Elas buscam melhorar o posicionamento das página em posições superiores de cada plataforma, atraindo consequentemente um público maior de visualizações sem necessariamente investir dinheiro nesse marketing.

Atualmente, elas são baseadas na utilização de palavras-chave, número de links internos e externos, meta-descrições e até utilização de atributos em imagens, daí entramos nos assuntos envolvendo as redes sociais e nesse estudo de caso, no Pinterest.

Como o SEO dos mecanismos de busca funciona no Pinterest?

Os princípios dos códigos de procura online do Pinterest são muito similares ao da plataforma do Google.

Embora o Pinterest seja limitado à interpretação de imagens, os dois andam juntos, tanto que, é bem possível que você veja imagens na primeira página que são indexadas pelo google utilizando o Pinterest como intermediário.

A indexação de um imagem/Pin no Pinterest ocorre por meio de:

  • Título do Pin.
  • Legenda/Descrição.
  • Atributos Alternativos.
  • Leitor inteligente (Lens).

Embora outros fatores como o tempo de exibição, quantidade de compartilhamentos (Pins salvos), comentários e reações no caso de vídeos, os citados acima são os que o produtor de conteúdo possui acesso.

Título do Pin/Imagem

É o título principal do seu Pin, geralmente, no Pinterest as pessoas e o código do pinterest costuma associar o título com a categoria e ou o nome da pasta que deseja salvar o pin.

Por isso, quando for decidir um título para o seu Pin, procure pensar em qual categoria principal ou qual nome o usuário vai dar aquela pasta a qual seu Pin será inserido.

Como planejar o título do PIN

As categorias principais do Pinterest podem ser visualizadas quando você vai criar sua própria pasta, como visto no print abaixo.

PERFIL > TODAS AS PASTAS > EDITAR PASTA (ícone de lápis).

categorias de pastas no pinterest - exemplo - frases
Print do tutorial.

Além disto você pode imaginar o nome da pasta dos usuários por meio de contextualização do público alvo e pesquisa.

Procure estudar seu público diretamente, veja o nome de suas pasta e tente associar seus títulos aquelas palavras principais.

Resumindo, procure um título chamativo, que tenha palavras-chaves do seu público alvo e do conteúdo contido nele, evite palavras como: Clique aqui, Pin, Pinterest, Dinheiro grátis, Bitcoin, Golpe e Fraude.

LEIA TAMBÉM: Como as pessoas ganham dinheiro com instagram?

Legenda/Descrição

Aqui é onde iremos descrever o conteúdo do Pin, pode-se optar por fazer uma descrição direta como às feitas para portadores de deficiência visual, o google costuma valorizar isso ou fazer uma descrição agregando conteúdo associado ou completando o que não pode ser dito completamente no espaço do Pin.

Procure focar nas palavras-chaves, evite repetições, mencione os termos principais apenas 1 ou 2 vezes no máximo.

Também é aqui que entra o assunto sobre Hashtags.

Hashtags no Pinterest, usar ou não?

Esse é um assunto um pouco mais complicado, já que não tem nada bem definido no código do Pinterest sobre isso.

Entretanto, se você pesquisar os melhores Pins de grandes sites e marcas já estabelecidas, verá que eles não utilizam de hashtags.

Mas, baseado na minha experiência e em relatos no Manual do Pinterest (Link de afiliado) as marcas de grande público não precisam de hashtags pois as palavras-chaves já são de autoridade própria, ou seja, o mecanismo de busca já considera a relevância automaticamente.

No meu perfil, utilizo de pelo menos 10-15 hashtags por Pin, o que é considerado ideal, meu rendimento e crescimento são bem consistentes com essas práticas.

.


estatísticas de hashtags no pinterest e seo
Minhas estatística 04/05

estatística do pinterest ir finanças
Minhas estatísticas 08/07



Atributos alternativos

São as reações ocultas encontradas no código, que faz a associação entre as palavras-chave, o público alvo e a qualidade da imagem.

Aqui entra coisas como, quantidade de palavras relevantes, concorrência e resolução da imagem.

No Pinterest a resolução ideal para a criação de um pin é de 735 x 1102 pixels.

Leitor inteligente (Lens)

Aqui entra a parte futurística da coisa, são algumas linhas do código que utiliza de inteligencia artificial para interpretar o conteúdo conteúdo exibido visualmente no Pin.

Embora ainda seja uma tecnologia ainda em desenvolvimento já sabemos bem como ela se comporta quando o assunto é indexar e posicionar bem fotos e vídeos.

O principio é que como a inteligencia artificial ainda está em desenvolvimento e constante aprendizado, deve tentar "ajudar" ela a entender seu conteúdo.

Procure exibir textos grandes sem erros gramaticais e imagens simples e evite o excesso de informações em espaços pequenos.

Por fim, se você gostou dessa publicação, deixe um comentário, compartilhe o post e nos siga nas redes sociais.

hashtags e seo no pinterest

Obrigado pela leitura.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Legal, vc está em motivando cada dia mais criar esse tal de pinterest hahaha. Mas tenho que ir com calma, já estou sem tempo só com 2 redes sociais xD

    ResponderExcluir
  2. Vivendo e aprendendo, não sabia que os "pins" dava tanto alcance assim

    ResponderExcluir
  3. Lendo os comentários anteriores percebi que preciso deixar o meu depoimento kkkk.
    O Pinterest é o nosso maior aliado, excelente para trazer leitores para o blog.
    O tráfego do meu blog vem crescendo exponencialmente e tudo por causa do Pinterest. Até cheguei a ir para o Instagram para me aproximar mais do meu público mas a rede social dava muito mais trabalho e menos resultados do que o Pinterest.

    ResponderExcluir
  4. E parabéns pelo conteúdo, Math! Além de ser bem interessante, percebo que está impactando outras pessoas que ainda não estão no Pinterest e que vão obter muito resultado se derem uma chance à ferramenta.

    Uma observação é quanto ao número de hashtags. Vamos trocar estatísticas sobre os pins? hahaha
    Eu ainda não consegui detectar um padrão ideal na minha conta. Tenho testado cores, horários, tipos de designs e escrita pois tenho pins com uma breve descrição e pouquíssimas hashtags que levam vários cliques ao meu artigo enquanto outros tem várias hashtags, descrições maiores e repetições de palavras-chave com o mesmo número de cliques. Ainda não identifiquei o que funciona melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais, sempre bom te receber aqui no Blog! Obrigado pelo elogio!

      Vamos sim, eu estou começando a fazer isto essa semana, estudando padrões de cores e designs e hashtags.

      Mas sobre horários eu já tenho estatísticas BEM sólidas, todos os meus pins perfomam melhor entre as 20-23, não importa o dia.

      Como a plataforma incentiva publicar em outros horários do dia, encontrei padrões bons entre 12-13hrs do contrário, só resultado ruim, então acho que estes dois horários do dia para publicações me parecem ideais e o resto do dia eu utilizo gradualmente para descobrir novos e repinar coisas legais como os seus!

      Quando ao número de hashtags, eu não encontrei nada ainda, mas parece de depende um pouco do tema, sabe?

      Ex: um pin sobre humor pode ter mais hashtags do que um pin sobre um curso.

      Não encontrei padrão, acho que tem que ver baseado na relevância e no poder de cada palavra-chave alvo do seu post/pin e economizar nas hashtags caso ela tenha muita "concorrência".

      No meu caso finanças é uma palavra bem concorrida e se eu utilizar com dinheiro ou investimentos, já seria o pico que uma conta do meu nível suportaria, entende o racional por trás? A e também não desconsiderar criar pins sem hashtags também caso as palavras-chaves tenham caudas muito longas (vou testar isso agora).

      Não sou um expert, nem tenho como te provar isso que falei, mas vamos testando e trocando msgs! pode me contatar no instagram do Blog ou por e-mail mesmo.

      Excluir
  5. Bom artigo, ainda tenho de aprender mais sobre o Pinterest. Ajudou bastante!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e nos ajude a crescer!
Tenha consciência das politicas de comentários do Google!
Seja educado e gentil.