Investidores Conservadores Dormem Tranquilos

investidores conservadores dormem tranquilos
Investidor - Fonte: Depositphotos

Investidores conservadores dormem tranquilos.

Seria este um mito? Uma verdade? Quais os princípios dos investimentos considerados conservadores? Minha opinião sobre e muito mais a seguir.

Livro 


[1] Muito das nossas regras de compra-e-guardar da filosofia de investimentos Rule Maker são derivadas dos escritos de Philip Fisher, um dos investidores mais influentes de todos os tempos, hoje gostaria de falar um pouco sobre o livro de Fisher, Conservative Investors Sleep Well.

Nesse livro, Fisher se concentra nas características dos investimentos conservadores. Por conservador, Fisher entende como um investimento que deverá “conservar (ig manter) o poder de compra a risco mínimo” Fisher divide esses investimentos em quatro dimensões, que referenciarei como 

  1. Marketing
  2. Pessoas
  3. Singularidade 
  4. Valuation. 

boa parte de nossa teoria da especulação, comprando e descartando padrões O Maker é obtido das obras de Philip Fisher, um dos especuladores mais poderosos de todos os tempos. 


Hoje, talvez eu queira falar um pouco sobre o livro de Fisher, Investors Conservative Sleep Well.
Neste livro, Fisher se concentra nos atributos de especulações moderadas. Por tradicionalista, Fisher compreende que uma especulação que pode "monitorar (acompanhar) ou ter a opção de comprar um risco insignificante" Fisher divide esses empreendimentos em quatro medidas, que aludem a 

  1. Publicidade; 
  2. Indivíduos;
  3. Exclusividade 
  4. Avaliação. 

Devemos experimentar todos.

1. Publicidade

A medida primária é identificada com a prevalência da criação, promovendo a pesquisa e a capacidade orçamentária. 

A melhor proporção de capacidade de criação incomparável é a margem bruta. Fisher precisa colocar recursos em organizações que produzam um esforço mínimo ou podem gerar uma despesa de acordo com seus rivais. Isso implica, até certo ponto, nosso desejo de colocar recursos em organizações com uma margem bruta de mais da metade, conforme caracterizado em nossos Critérios para a criação de regras.


As explicações de Fisher por trás da busca por fabricantes de esforços mínimos são equivalentes às nossas.

Um facilitador permite que uma organização seja obrigada a se dar bem em uma propaganda de urso. 

Da mesma forma, permite que uma organização produza dentro de si uma parte notável dos ativos que deverão apoiar seu desenvolvimento posteriormente. Fisher avalia que, na sequência de financiamento ou desenvolvimento em atividades reduzidas, a organização precisa oferecer mais ofertas ou fazer novas obrigações. 

Ele aceita que a parcela de intrigas fixas, que se origina das obrigações, aumente ou expanda a estimativa da oferta. Nós concordamos.

A principal distinção entre nossa concentração e o centro de margem bruta da Fisher é que ela exige apenas que a organização seja inovadora em seu setor - com qualquer margem bruta. Nosso centro, portanto, é composto por organizações leves que dobraram suas despesas para criar seus itens (bordas acima da metade).


Fisher investe adicionalmente uma medida sensata de energia, buscando tempos extraordinários de promoção e poder de negócios incríveis. 

Uma organização com publicidade sólida é aquela que está consistentemente preparada para reagir às suas necessidades flexíveis, fornecendo o que elas precisam hoje e não o que elas exigiram ontem. Isso implica que eles podem reagir dentro de um ajuste no sabor de seus compradores. Da mesma forma, a organização pode manter seus compradores com preferências de seus itens e administrações.
Fisher também procura organizações que colocam recursos em novos avanços. 

À medida que novos avanços, normalmente, as chances são acessíveis de oferecer coisas novas e melhores, assim como de executar administrações em uma rota superior ou a um custo mais baixo. É igualmente significativo que esse tempo de exploração coopere com o tempo de promoção para garantir que seu trabalho esteja de acordo com o que o mercado está aconselhando agora.

De acordo com Fisher, como as habilidades monetárias são igualmente básicas o tempo todo. 

É significativo para uma organização saber, com algum nível de precisão, o valor gasto para fabricar um item. Se você não souber, ela não saberá onde o centro será alcançado. Da mesma forma, a contabilidade preservacionista e a projeção de cuidados são uma necessidade nas organizações de Fisher.


Além disso, há um pouco mais ...

2. Indivíduos

Fisher chama essa segunda medida de "especulação preservacionista" de elementos individuais. O que o especulador está procurando aqui é um (CEO) que deve se dedicar ao desenvolvimento de longo curso e que é um tempo de indivíduos incrivelmente arriscados que podem incorporar diferentes divisões e capacidades dentro da organização. 

Além disso, uma organização deve incluir capacidade suficiente dentro de suas posições para avançar naturalmente.

Da mesma forma, é essencial criar um local de trabalho que faça com que todos os representantes trabalhem nos níveis da organização em um ambiente de trabalho razoável. Na dúvida, os trabalhadores que estão satisfeitos com o ambiente de trabalho têm melhores resultados para os indivíduos que definitivamente não estão. 

Greves tardias em organizações como a General Motors e a Northwest Airlines são exemplos de circunstâncias que podem atrapalhar uma organização e seus proprietários.

3. Peculiaridade (ou exclusividade)

Uma terceira medição se concentra em saber se uma organização pode fazer certas coisas que outras não conseguem resolver tão bem. A concentração aqui é se a empresa possui certos ativos inatos ao considerar ganhos acima do esperado, no presente, e ainda mais posteriormente. Uma maneira pela qual isso pode ser estimado é o tipo de receita geral que buscamos nas organizações "Money Queens". Ter uma receita líquida alta ajuda no desenvolvimento futuro.

Alguma parte do fluxo de benefícios conquistada pela organização pode ser utilizada em exercícios, por exemplo.

Value Investing

Há varias formas de investir na bolsa. Uma delas é chamada de "value investing". Que consiste em analisar as empresas e selecionar aquelas que no momento possam ter o preço de suas ações não condizentes com o valor da empresa. Isto ocorre muitas vezes porque o mercado sobre reage ou exacerba a reação a algumas noticias ou circunstâncias.

Claro que pensando nisso você tem que ter um horizonte mais longo de investimento e não querer retornos a curtíssimo prazo. Além disso boas empresas pagam dividendos. Nunca subestime a força dos dividendos reinvestidos.

A estratégia é a de ter portfólios balanceados de forma tal a que nenhuma ação isolada possa causar um estrago irreparável. Isto se consegue selecionando ações com pouca ou nenhuma correlação.

Há um estudo muito sério que mostra que simplesmente fazendo um balanceamento entre um portfólio de ações e letras do tesouro se consegue retornos interessantes.

Exemplos na vida real


Vamos dizer que você coloque 70% em ações e 30% em LTNs. Sempre que as ações subirem você vende o excesso e compra mais LTNs.

Se as acoes caírem você vende LTNs e compra ações o suficiente para manter a proporção em valor de 70% e 30%. Não precisa adivinhar para onde vai o mercado, alias você nunca deve fazer isso, que é o que inexperientes tentam fazer.

Apenas faça a conta e estabeleça por exemplo, que quando as suas ações valorizarem ou desvalorizarem 10% você vende e compra LTNs e vice-versa. É chocante o retorno acima do mercado que se consegue e também desta forma se minimiza bastante o risco.

Você pode escolher 60% e 40% de forma mais conservadora ou mesmo 50%/50%, desde que você faça o balanço em valor.

Vou dar um exemplo, você tem 100 mil e coloca 70 em acoes e 30 em LTNs. Depois de um período, as ações valorizaram 23% e as LTNs 4%, então você tem 86.100 em ações e 31.200 em LTNs com um total de 117.300. Então as ações agora representam 73% e as LTNs 27%.

Então você deve vender 2.583 das ações e comprar LTNs. Seu portfólio balanceado será de 83.517 em ações e 33.783 em LTNs, exatamente 70/30%.

Se acontecer o inverso ou seja as ações caírem você vende LTNs e compra ações.

Há uma grande vantagem nisso, você apura os lucros e também vai estar fazendo o contrário dos investidores em geral, que sempre compram na euforia e vendem quando acontece uma baixa, sempre perdendo muito.

Esta mesma estratégia pode ser melhorada com uma outra série de medidas mas fica para uma próxima conversa. Bons investimentos e se você começar agora vai se dar muito bem uma vez que as ações estão super baratas devido a COVID.

Bom investimento e sucesso!!

Esse post não é recomendação nem incentiva nenhuma prática financeira direta, isto foi elaborado apenas para fins de estudos, opiniões e traduções.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Muito legal IR, parece que estamos em sintonia ahahah. Meu post de amanhã que já está programado sobre o livro O investidor inteligente. Eu tenho um canal que pretendo colocar as informações do livro lá e no blog eu vou colocar uma análise crítica. Fiz o canal pq já li muitos livros e queria passar isso pra quem quer ter um acesso rápido.
    Os livros do Philip Fisher são muito bons, ele foi um dos primeiros escritores que matei (ler os livros) e pretendo falar dele mais pra frente.

    Sobre o balanceamento, eu concordava muito no começo, mas acabei mudando a mente de uns tempos pra cá, mas a alocação por % é uma das melhores pra uma carteira passiva ou semi ativa.

    Quais livros você mais leu? Quero ver se rola uma indicação de algum que não conheço xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o seu canal, seu conteúdo é único e com certeza irá longe no YT.

      Sobre os livros, pretendo ir fazendo posts aos poucos sobre os meus favoritos, mas ultimamente tenho focado muito em filosofia.

      Vou fazer uma lista e publicar ainda essa semana!

      Abraço.

      Excluir
  2. Muito bom, conhecimento sempre agrega! por mais posts assim !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra! Stifler é um dos mestres da finansfera!

      Fez meu dia um elogio vindo de ti, colocarei meu empenho em mais posts como este!

      Abraço.

      Excluir
  3. Eu gosto muito do Philip Fisher ele é um dos grandes mestres do Buy and hold.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e nos ajude a crescer!
Tenha consciência das politicas de comentários do Google!
Seja educado e gentil.