Como Garantir a Segurança Digital no Home Office

Segurança digital no home office


            Em 2020, o mundo encarou diversas transformações repentinas e radicais que afetaram desde a vida cotidiana até as escalas de trabalho de muitas empresas. O regime de trabalho em casa, o home office, se tornou fundamental para que muitos negócios continuassem operando de forma segura e financeiramente responsável. De contabilidades até professores, muitos brasileiros estão encarando a nova proposta de trabalhar com auxílio da tecnologia.

 

            Assim como a internet e as tecnologias de computação no home office ofereceram milhares de possibilidades positivas, e mudanças que serão adotadas até mesmo com o término da quarentena, muitos demonstram receio com a migração dos dados importantes do trabalho, muitas vezes confidenciais e essenciais para a empresa, em computadores e redes pessoais.

 

           Por isso, selecionamos uma série de medidas fáceis de adotar, mas que rapidamente garantem a tranquilidade de trabalhar em um ambiente virtual seguro e protegido contra ameaças de vírus e roubo de dados. Confira nossas recomendações e aplique em seu próprio home office.

 

Segurança para a rede

 

            A primeira etapa para garantir que seu home office está protegido é evitar os riscos relacionados à ameaças oriundas da internet. A mesma rede que permite o trabalho colaborativo entre funcionários e empresas sem sair de casa, também permite que o mundo inteiro tenha seu computador como alvo de um ataque virtual.

 

           Para proteger o tráfego de dados, é preciso usar um programa de VPN brasileira, que irá criptografar a conexão sem alterar a velocidade da rede. Além disso, precisamos de alguns ajustes em nosso roteador de internet:

 

  1. Elabore uma senha forte: Senhas com palavras separadas por hífens podem ser fáceis de lembrar, mas são bastante seguras, por exemplo: escorpião-roxo-montanha.
  2. Desative a opção WPS: O WPS permite conexões usando apenas um botão, mas deixa a rede vulnerável ao ataque brute force.
  3. Selecione a opção WPA-2 com AES: Jamais ative o padrão WEP para sua senha, que é facilmente quebrado até mesmo por smartphones.
Segurança de rede com vpn no modem



Transferência e backup seguro de arquivos

 

            Uma tarefa importante no trabalho remoto é garantir a integridade dos arquivos importantes de uma empresa, como as fichas de contatos para clientes, planilhas de orçamentos, estratégias de marketing, etc. Além disso, não podemos confiar em protocolos inseguros como email ou mensagens no celular para enviar e receber os arquivos quando precisamos colaborar em um mesmo projeto.

 

            Para solucionar o problema, muitos apps de armazenamento na nuvem estão disponíveis no mercado, como o Dropbox, Microsoft OneDrive, Google Drive, iCloud e MEGA. Com eles, uma pasta segura é criada no computador, e pode ser compartilhada com qualquer outra pessoa. Assim, os arquivos estão sempre protegidos, atualizados em tempo real, e possuem múltiplas cópias de segurança acessíveis em qualquer computador autenticado.

 

Criptografia de disco e arquivos

           

            A criptografia é o conjunto de protocolos matemáticos que, resumidamente, conseguem proteger um conjunto de dados com uma chave impossível de ser burlada. Quando aplicada no mundo digital, a criptografia pode proteger o disco rígido de um computador e arquivos confidenciais que precisam ficar em segurança.

 

            Para a ativar a criptografia no computador como um todo, basta ativar o recurso BitLocker no Windows, ou usar a formatação APFS Encrypted no macOS. No Linux, definir uma senha para a conta de usuário automaticamente ativa a criptografia em disco.

 

            Já para proteger arquivos individuais, programas de terceiros como o VeraCrypt permitem criar cofres criptografados para armazenar seus arquivos.

 

Proteção contra malware

 

            Durante a pandemia, o número de ataques de malware cresceu no Brasil, principalmente os destinados a roubar ou tornar refém os dados importantes de empresas e trabalhadores. Geralmente, o hacker responsável exige um pagamento via bitcoins para devolver o conteúdo, e como a tecnologia de bitcoin é impossível de ser rastreada, não resta opção se não pagar ou perder os arquivos.

 

           Para evitar esse prejuízo, precisamos garantir que o computador está seguro contra vírus, seguindo algumas medidas básicas e importantes para qualquer aparelho pessoal ou empresarial.

 

  1. Ative o antivírus Windows Defender em seu computador, ou instale um programa seguro de terceiros.
  2. Defina uma senha forte para o usuário administrador, e não compartilhe com ninguém.
  3. Não instale extensões no navegador que será usado para o trabalho, com exceção das necessárias para internet banking.
  4. Atualize o sistema para a versão mais recente, e ative a opção de atualizações automáticas.

 

            Com essas medidas, é possível criar um ambiente propício para o home office com dados confidenciais, sem o medo de sofrer ataques virtuais ou prejuízos relacionados à vulnerabilidade das informações. Gostou? Então confira como criar conteúdo para o blogger e comece a escrever em casa.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Boas dicas camarada !! quem puder investir em um bom roteador com opções de firewall, vpn é bom também... eu uso um com o sitema openwrt !!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião e nos ajude a crescer!
Tenha consciência das politicas de comentários do Google!
Seja educado e gentil.