Como Manter a Saúde Mental em Dias de Quarentena?

O que fazer e como se organizar durante o dia para evitar danos físicos e mentais no lockdown brasileiro?

saúde mental na quarentena
Saúde mental - fonte: depositphotos


Como se sentir mais útil e menos exposto às notícias do COVID-19 sejam elas de qualquer fonte.


Não é de hoje que eu me sinto angustiado com a quantidade excessiva que eu tenho consumido de conteúdo informativo associado à pandemia que vou evitar ao máximo menciona-lá nesse post, embora meu relato é sobre essa situação específica, esse conteúdo vale para o seu dia-a-dia mesmo depois que essa crise acabar.

Tudo o que será apresentado é em decorrência da angustia mental individual de cada um, jamais julgue a situação do próximo e lembre-se como interações humanas são importantes para nossa felicidade mental e física.

  • Notícias em excesso.
pessoa lendo jornal e tomando café
Notícias - fonte: Depositphotos

Nós estamos sendo bombardeados por notícias e vídeos todos os dias de atualizações de números de casos, pronunciamentos governamentais e globais, etc.

Mas você já parou pra pensar na quantidade de estresse que isso causa e o porquê?

Quando estamos analisando a mente humana pela lógica cognitiva, o isolamento causa um efeito chamado impotência situacional, da qual nós nos sentimos pequenos e sem capacidade nenhuma de reagir às coisas, já que não estamos fazendo "nada" para mudar a situação mundial atual, certo?

O problema é que essa visão de não fazer nada é totalmente errônea, já que ficar em casa é sim uma ATITUDE em meio ao que está acontecendo, vide que a sua decisão e força mental e física para ficar em casa está salvando vidas em progressão geométrica e se você não faltou às aulas de matemática do Ensino Médio sabe como um vírus pode se escalar.

Além disso tudo, estamos expostos pelo perigo das FAKE NEWS que fazem com que a dúvida sobre qualquer conteúdo seja facilmente aceito fazendo com que você ou seus familiares tenham mais medo ou pior procurem soluções infalíveis, como por exemplo as correntes de whatsapp que recebi nos grupos de família e trabalho que dizia que existe um teste para saber se você possui o coronavírus (COVID-19) apenas segurando a respiração por 10 segundos, algo realmente absurdo, já exposto como FAKE pela OMS e o Ministério da Saúde.

Temos mais um problema que você deve ficar atento quando o assunto é notícia, note-se que hoje em dia a internet facilita muito o acesso a informação e a conectar pessoas, opiniões e reações. Agora imagine como é ruim ficar lendo o dia todo do seu tio Fulano que todo mundo vai morrer amanhã se não usar máscaras do tipo N99? Ou que a dona Maria que mora em tal lugar e é amiga de fulano que foi cunhado da sua irmã morreu de coronavírus? 

TODAS essas reações fazem com que você fique muito mais estressado e desesperado atrapalhando 100% da sua produtividade diária.


SOLUÇÃO
Defina um horário específico de não mais que 30 minutos para se informar sobre o que está acontecendo na sua região e no mundo, recomendo dividir em 15 minutos para o jornal regional de sua confiança e 15 minutos para alguma mídia de conteúdo global de confiança.

Procure comunicados da OMS e do Ministério da Saúde.

  • Rotina improdutiva.
Assim como eu você também deve ter se sentido improdutivo a maior parte do dia, mesmo que você seja um trabalhador em home-office ou um estudante universitário em EAD, parece que não importa o conteúdo que você consuma sempre parece chato ou inútil.

Imagino o estresse que você pode estar passando com a família passando o dia todo junto, lembre-se de alguma viagem em família da qual ninguém brigou com ninguém? Não dá não é? Família sempre briga e discute, é algo normal, principalmente quando estamos expostos as mesmas pessoas o dia todo o tempo inteiro.



Isso cria um ciclo perigoso na sua mente que faz com que você procure maneiras "fáceis" de prazer mental, como;

  1. Uso de bebida alcoólica.
  2. Uso de substância ilícitas.
  3. Tempo excessivo de tela.
  4. Pornografia. 
  5. Sono mal regulado.
  6. Sono em excesso.

Sei que não são todas as pessoas que utilizam esses casos extremos como rotas de fuga, mas é fato que a psicologia cognitiva associa a angústia ao abuso de coisas em excesso, note que TEMPO DE TELA está na lista.

Mas IR, e se eu tiver utilizando esse tempo de tela para me divertir jogando videogame, conversando com parentes pelo whatsapp ou fazendo video-chamadas pelo google duo?

Digo e repito que qualquer uma dessas coisas em excesso é perigosa para a sua saúde mental, quando você se toca, seu dia está totalmente associado ao que você faz para conseguir passar cada vez mais tempo fazendo essas coisas.

São válvulas de escape que seu cérebro produz para ignorar o fato de que você não pode "fazer nada" quanto a situação de estresse que está passando.


SOLUÇÃO

Não é fácil mas você precisa encontrar formas criativas de produtividades, o que é isso? 

Sempre que você se sentir fora do controle, com angústia ou triste e isolado, defina ou liste suas habilidades e coisas favoritas, defina 30 minutos do seu dia para pesquisar melhorar suas habilidades e procurar coisas novas na mesma área.

Cursos onlines não são sempre tão fáceis de consumir, nem todo mundo gosta ou consegue, mas imagine quantas vezes na sua vida, você já se prometeu fazer um curso novo e nunca arrumou tempo? Pense na recompensa mental para você mesmo no futuro, seja financeira ou seja física. 

Defina no máximo 4-5 horas do seu dia nesses cursos. Para ajude, tente cozinhar algo gostoso para comer assistindo e estudando, fazer um café e comer um pãozinho, ouça uma música bem baixinho para não perder a atenção e vá fundo.

Não se limite à cursos, ler livros e assistir certos conteúdo gratuitos no YouTube são de extremo valor, até mesmo ler Blogs online, como este aqui.

  • Finanças pessoais 
finanças pessoais na quarentena
Dinheiro - depositphotos

Esse é o tópico mais polêmico, com certeza é o que mais deixa os brasileiros assustados e desamparados nesse período e obviamente isso vai afetar sua saúde mental, já que você vai passar o dia todo pensando se você ou alguém da sua família vai não ou ter dinheiro para conseguir sobreviver o próximo dia.

Mas será se existe alguma forma de escapar disso caso sua empresa esteja parada e você esteja com medo de demissões futuras? Existem maneiras de economizar em casa e na vida para evitar ser pego de surpresa seja durante a crise ou depois?

SIM!


SOLUÇÃO

Lembre-se existem pessoas que estão em extrema necessidade e necessitam de auxílios do governo, como os 600/1200 reais oferecidos no conhecido como o "coronavoucher". 
Caso você se enquadre ou deseja consultar se você se enquadra ou não no grupo de pessoas propensas a receber o mesmo, acesse CONSULTA CAIXA FEDERAL - CAD UNICO.

Mas caso você veja que não se enquadra nos "escolhidos" não se desespere e não arranque os cabelos.

Calme-se, respire e defina pelo menos 40-50 minutos do seu dia para estudar, sim ESTUDAR as suas finanças, organize planilhas com tudo o que você gasta, seja com comida, contas básicas, investimentos e etc.

LEMBRE-SE de levar em consideração o tempo de equipamentos ligados, procure ler melhor sua conta de energia para aprender aonde você está gastando mais em quais horários do dia, faça o mesmo com o seu carro ou qualquer bem financeiro que custe algo.

Educação financeira não é algo que o brasileiro está acostumado, entretanto é sempre bom estudar e aprender mais sobre isso.

Quando você terminar de fazer as contas, veja o que sobra e caso não sobre, crie técnicas de economizar ao máximo dentro do possível, cuidado para não exagerar, você ainda precisa de algum benefício mental, procure vender coisas não utilizadas caso você esteja no vermelho.

Aqui no Blog, ensinamos algumas formas de conseguir uma graninha extra fazendo coisas pelo computador ou celular, mas lembre-se NÃO existe fórmula secreta para ficar milionário da noite pro dia na internet.

Não pense que você vai criar um e-commerce (loja virtual) e vai sair ganhando 10 mil reais por dia, ou que você vai ser um investidor de sucesso do dia pra noite sem estudo. NÃO caia nos vendedores de cursos milagrosos e nos falsos gurus da internet e do YouTube.

Se o seu problema for dívidas, procure negociar com o banco, sei que essa resposta é padrão, mas muitos brasileiros possuem vergonha ou medo de contatar o banco ou empresa para negociar, hoje em dia as empresas sempre oferecem planos de 50-80% de desconto para quem deseja negociar dívidas à vista ou parceladas com obviamente uma margem menor de desconto.

Recomendo o site do SERASA, ele negocia suas dívidas de forma online e te poupa da "vergonha" brasileira. acesse: NEGOCIE SUAS DÍVIDAS ONLINE


BÔNUS

Maneiras divertidas de descontração que você acaba sendo produtivo sem perceber:
  1. Assistir a um documentário
  2. Ler Livros ou Blogs
  3. Canais educativos no Youtube (Nerdologia, Manual do Mundo, Me Poupe, Atila Iamarino e etc).
  4. Ouvir Podcasts 


Se essa leitura te ajudou ou te acalmou de alguma maneira, deixe um comentário e compartilhe.



Conteúdo de autoria individual, texto por: IR Finanças Blog, Todos os Direitos Reservados.





Fontes: Ministério da Saúde, André Souza (Phd em Psicologia, Exposto no Nerdcast nº719 (saúde mental na quarentena) e OMS.