O Que é e Como Funciona o Circuit Breaker da B3?

Os Circuit Breakers da Bolsa de Valores.


b3 brasil bolsa balcao
Imagem e texto por - Matheus do IR Blog


A função de uma bolsa de valores é oferecer oportunidades de negociação relativamente seguras aos seus participantes. Através deste processo eficiente que permite o racionamento de capital entre várias indústrias, as bolsas de valores permitem que a economia como um todo prospere. É assim que as bolsas de valores devem funcionar em teoria. No entanto, na realidade, o seu funcionamento pode ser extremamente diferente.


É um fato conhecido que os mercados são movidos pela ganância e pelo medo e não pela análise racional. O problema é que às vezes essa ganância e medo toma conta do mercado a tal ponto que ele se torna extremamente volátil. Esta volatilidade é de curto prazo. No entanto, se não for interrompida, pode ter consequências a longo prazo para os participantes do mercado e para a economia em geral. Isto acontece porque a economia financeira anula a economia real em tamanho. A rotatividade semanal da economia financeira é maior que a rotatividade anual da economia real. Portanto, é essencial que os mercados sejam geridos de forma eficaz!


O que são os Circuit Breakers e porque são requeridos?

Os Circuit Breakers são uma destas ferramentas criadas para gerir a economia de mercado de forma mais eficiente. Este sistema ajuda a evitar grandes catástrofes no mercado. Os disjuntores devem ser pensados como uma parada temporária no comércio. Esta parada momentânea é projetada para garantir a quebra do impulso significativo para cima ou para baixo que está impulsionando o mercado. Os disjuntores foram introduzidos pela primeira vez nos Estados Unidos por volta de 1988. Eles foram introduzidos após a queda de 1987, eliminando uma parte significativa da valorização do mercado acionário. Mais tarde, eles foram adotados em muitos países com bolsas de valores prósperas. Alguns desses países são a Índia, o Japão e o Brasil. Em teoria, os disjuntores são supostos parar o caos no mercado. A idéia é que o crescimento ou declínio será menos volátil quando a negociação for retomada após a interrupção da sessão. O problema é que a extrema volatilidade no mercado acionário é rara. Portanto, o número de vezes que estes disjuntores entram em jogo também é menor. Como resultado, não tem sido possível realizar pesquisas empíricas com um grande conjunto de amostras. No entanto, a evidência anedótica tem sido suficiente para persuadir algumas das bolsas de valores mais sofisticadas do mundo a adotar este sistema.



Circuit Breakers de Mercado Amplo

Os disjuntores de mercado seguem um índice composto por várias ações. Exemplos de tais índices seriam a Média Industrial Dow Jones, o índice S&P 500, o Sensex, a B3 (BOVESPA) brasileira e etc.. Estes índices são compostos por 30 a 50 das maiores ações do mercado e refletem o estado de espírito do mercado como um todo.

Os circuitos são instalados tanto no nível inferior como no superior. Para este cálculo, é considerado o fechamento do dia anterior. Por exemplo, se a Bovespa fechou a 100 ontem e o nível do disjuntor é de 7%, a negociação deve acontecer entre 93 e 107. O limite superior é conhecido como o teto, e o limite inferior é conhecido como o piso. Juntos, ambos os limites são referidos como o colarinho. Se os preços saírem desta faixa em ambos os lados, a negociação será odiada, idealmente por alguns minutos.

A maioria dos mercados no mundo tem três disjuntores de nível. Considere o Bovespa, por exemplo. O primeiro disjuntor é fixado em 7%, o segundo em 13% e o terceiro em 20%. Para o primeiro e segundo níveis, a negociação será interrompida por alguns minutos enquanto que, no terceiro nível, a negociação será suspensa por todo o dia!


Circuit break de Scrip individuais

Assim como existem disjuntores para todo o mercado, também existem disjuntores para ações individuais. O regulador decide as ações nas quais esses disjuntores devem ser introduzidos. Eles também decidem o que pode ser considerado como um nível aceitável de volatilidade. Tal como os disjuntores de mercado, os disjuntores individuais também têm três níveis. O tempo de suspensão aumenta progressivamente com os dois primeiros níveis. O terceiro nível faz com que a negociação seja suspensa durante o resto do dia. A duração da suspensão da negociação também é influenciada pelo tempo em que os disjuntores são atingidos. Por exemplo, se eles forem atingidos no final do dia, a negociação não pode ser interrompida de forma alguma. A mesma bolsa pode ter diferentes disjuntores para vários tipos de estoque.

Disjuntores e Algorithmic Trading

Os disjuntores são também um mecanismo de mitigação de risco bem-vindo. A negociação algorítmica já saiu de controle várias vezes no passado. Isto resultou em quedas de flash em mais de uma ocasião. Quando participantes não humanos se entregam à atividade financeira, algum mecanismo de mitigação de risco é necessário. É aqui que os disjuntores vêm a calhar. Eles interrompem temporariamente a negociação e dão aos humanos tempo para descobrir se o movimento repentino de subida ou descida é justificado pela informação no mercado ou se é apenas um erro de sistema que está a eliminar milhares de milhões na avaliação do mercado.


B3 e níveis de colapso.


Segundo as regras do mercado, os disjuntores entram em funcionamento em três limiares:



  • Nível 1: Uma queda de 7% em relação ao preço de fecho do dia anterior no Bovespa desencadeia uma paragem de 15 minutos. A negociação não é interrompida se a queda ocorrer às 15h25 ou após elas.

  • Nível 2: Uma queda de 13% desencadeia uma parada de 15 minutos. A negociação não é interrompida se a queda ocorrer às 15h25 ou depois delas.

  • Nível 3: Uma queda de 20% dispara uma parada para o resto do dia de negociação e a negociação é retomada no dia seguinte.

Conclusão

Resumindo, os disjuntores são uma importante mitigação de risco quando o mercado está próximo ou à beira do colapso.


Informações retiradas e adaptadas da apostila de estudos B3 - Banco Central, disponível no site da própria B3 para amplo acesso.