O que é Day trade, Swing trade e Scalping?

oque são
Imagem e texto por - Matheus do IR Blog


Tenho certeza que em algum momento da sua vida você com certeza já ouviu algum destes termos, provavelmente ouviu em algum contexto financeiro associado ao mercado de ações e bolsa de valores, mas afinal, o que quer dizer cada um desses termos?

Day trade, Swing Trade e Scalping

O que é Day Trade?

Day trade é uma modalidade de negociação encontrada no mercado financeiro e nas bolsas de valores, que tem como objetivo a obtenção de lucro rápido com as oscilações de um preço qualquer ao longo do período máximo de um dia. O método de especulação nomeia uma profissão mito conhecida no mundo o Day Trader que pode ser um profissional ou amador operando algum ativo financeiro específico.
  • Riscos envolvidos: Grandes oscilações diárias do mercado causadas por notícias, desastres naturais ou eventos catastróficos e o temido cisne negro ou - break - da bolsa.

O day trading consiste na compra e venda, ou na venda e recompra de um mesmo ativo financeiro (que pode se tratar de ações, derivativos, commodities ou moedas) em um mesmo dia, pelo qual o mesmo especulador ou por meio de uma mesma sociedade corretora. Existem vários tipos de day trader, entre eles os institucionais, que trabalham para as instituições financeiras e possuem mais recursos, ferramentas, equipamentos, grandes quantidades de capital e alavancagem, grande fluxos de fundos para negociar continuamente no mercados, linhas dedicadas e diretas para centros de dados e de intercâmbio, de comércio e software analítico, equipes de apoio para ajudar e muito mais.


O que é Swing Trade?

Swing trade é outra modalidade de negociação entretanto, dessa vez, consiste em operações realizadas em um período maior de tempo em que geralmente o operador usa de análises fundamentalistas e gráficas para prever a tendências do mercado.
Swing trade é considerado por muitos uma maneira mais segura de operar, já que no day trading uma grande notícia inesperada pode mudar tudo por completo.

  • Riscos envolvidos: Oscilações não esperadas, escândalos de corrupção que fazem as empresas perderam valor de mercado, podendo ocasionar em uma perda total de capital.

O que é Scalping?

Scalping consiste em uma modalidade ou técnica em que o interesse maior é volume de negociações, scalpers - como são chamados os estrategistas - utilizam-se de ordens de compra e venda com grandes volumes em períodos e intervalos de tempo variados, sempre visando o lucro em cima do seu capital inicial. A técnica é auxiliada pelos milhares de programas de computadores e robôs que fazem operações em pouquíssimos segundos e até milésimos de segundos.   
  • Riscos envolvidos: Grandes bancos possuem MILHARES de robôs que fazem os mesmos tipos de operações no mercado financeiro e nas bolsas que operam moedas principalmente, logo, sua concorrência será com softwares extremamente avançados, entretanto, todos as outras técnicas e trading também estão, tornando o scalping uma das menos arriscadas.



Se você gostou dessa matéria, assine nosso feed e blog ou deixa uma doação.