Freelancer: Sites e Dicas Para Trabalhar em Casa

sites e dicas para freelancer, renda extra em tempos de coronavírus
Imagem e texto por - Matheus do IR Blog


O que é a profissão de freelancer? quais os melhores sites e como ganhar dinheiro trabalhando em casa?

A profissão de freelancer é cada vez mais requisitada no mercado e pode ser uma ótima maneira de conseguir ganhar dinheiro em tempos de quarentena com o coronavírus se espalhando em 2020.


O freelancer ou como conhecido vulgarmente como "freela" é o profissional que trabalha de maneira remota via home-office ou em locais de compartilhamento de trabalho os chamados "co-working places", podendo ser de maneira formal ou informal dependendo de seu vinculo com alguma empresa específica.


Quando a maioria das pessoas pensa em freelancers, pensam em trabalhos criativos: escrita, edição, talvez publicidade e shows de marketing. Enquanto essas áreas estão cheias de oportunidades para tipos empreendedores que querem trabalhar em casa, seja a tempo inteiro ou a tempo parcial, elas estão longe de ser as únicas profissões que se prestam à vida de freelancer. 



Aqui está uma série de empregos freelance - alguns dos quais você nunca esperaria.
  • Escrevendo
Vamos começar com o óbvio: a escrita freelance é o clássico trabalho de casa. Se você ainda não está trabalhando com tinta virtual, no entanto, você pode não perceber quantos tipos diferentes de trabalhos de escrita freelance existem. Do jornalismo à copywriting, do blogue às redes sociais, há trabalhos de escrita para cada temperamento e tipo de experiência.


  • Redação e Revisão
Se você é um gramático experiente ou apenas alguém com um olho sólido para os detalhes, a internet está repleta de trabalhos de edição e revisão para o seu nível de habilidade e experiência.


  • Marketing
Se você tiver um telefone e uma conexão com a Internet confiável o suficiente para manter uma reunião do Skype, você pode fazer seu trabalho de marketing a partir do conforto de sua própria casa. Esteja preparado para fazer a reunião ocasional no local. Em muitos casos, o cliente vai querer olhar o seu profissional de marketing nos olhos de vez em quando - e não apenas através de uma webcam. Os trabalhos de coordenador e gerente de mídia social também se enquadram nesse guarda-chuva, e tão fácil de fazer de casa quanto de um escritório.

  • Transcrição
Os trabalhos de transcrição geralmente vêm em três sabores: médico, legal e pesquisa de mercado. Este último exige o mínimo de estudo, em termos de familiarização com a linguagem técnica especializada da área. Na maioria dos casos, os trabalhos de transcrição são realizados por uma agência, o que exigirá que você faça um teste de digitação e, em seguida, crie os trabalhos conforme necessário.

  • Introdução de dados
Se você pode digitar 60 palavras por minuto ou mais, e achar o trabalho repetitivo mais zen do que monótono, os trabalhos de entrada de dados podem funcionar para você. Tenha cuidado: anúncios para trabalhos de entrada de dados que prometem muito dinheiro ou pedem contas bancárias ou outras informações pessoais antes de permitir que você comece são bandeiras vermelhas para fraudes. (Mais sobre fraudes de trabalho de casa no final deste artigo).

  • Trabalho de Assistente Virtual
Se você tem experiência como assistente pessoal, assistente administrativo ou gerente de escritório, você pode fazer um trabalho semelhante para uma variedade de clientes, a partir do conforto de sua própria casa. Os assistentes virtuais fornecem apoio administrativo por telefone e internet, muitas vezes trabalhando através de uma agência que os liga aos clientes.

  • Central de Atendimento
Os empregos na central de atendimento virtual são o mesmo que os empregos presenciais, menos a viagem à central de atendimento. Uma advertência: certifique-se de saber se a empresa fornecerá treinamento pago, ou se você deve pagar por seus próprios custos iniciais. Este último cenário pode custar-lhe um belo cêntimo, ou revelar-se um esquema.

  • Tutoria Online
Treine alunos do ensino fundamental, médio, médio ou superior em uma variedade de matérias, via internet. A maioria das empresas vai querer experiência de ensino na matéria que você está ensinando, mais um diploma universitário.



Não assuma que a sua ocupação atual é incompatível com a vida de freelancer. Muitos trabalhos que parecem firmemente enraizados no mundo dos escritórios e instalações físicas são na verdade perfeitos para freelancer. 



Por exemplo, Enfermeiras Registadas podem encontrar uma variedade de trabalhos freelance que requerem o seu licenciamento, competências e experiência, incluindo gestão de casos para companhias de seguros, triagem telefônica e trabalho de call center médico.

Além disso, confira esses trabalhos de computador em casa para mais opções a serem consideradas.

Quais os melhores sites para se trabalhar como freelancer em tempos de coronavírus?


Fivver - Um dos senão o maior site de freelancing do mundo, oferece um suporte incrível para o usuário, tanto comprador quanto ao trabalhador, fornece cursos e testes gratuitos para subir seu ranking e fazer com que você ganhe mais clientes, sua plataforma é extremamente simples, totalmente em português e atualizada.

É o meu site favorito, cheguei a trabalhar durante 1 ano com traduções para conseguir uma grana extra na faculdade recebendo em dólar.


Truelancer - o maior mercado de freelancer da Ásia. É um site freelance para todas as habilidades relacionadas a projetos web, incluindo engenheiros de software, desenvolvedores de wordpress, especialistas em Excel VBA, designers digitais, tradutores, redatores técnicos, especialistas em SEO e marqueteiros.

O site possui uma ferramenta chamada WorkStream, que simplifica o lado empresarial do seu trabalho organizando pagamentos, comunicação e gerenciamento, tudo em um só lugar. Você pode navegar pelos trabalhos, receber notificações de novas vagas na sua caixa de entrada e enviar até 20 propostas de trabalho gratuitamente a cada mês antes de se inscrever no plano premium.

Seus encargos são muito menores, como a taxa zero para o empregador e 10% para o freelancer.

3. Toptal

Toptal é uma rede freelance de engenheiros de software de elite e designers digitais de mais de 100 países em todo o mundo. O processo de seleção da empresa elimina todos os talentos, excepto os 3% de topo em múltiplas categorias, o que significa que, uma vez aceite, juntar-se-á a uma comunidade exclusiva de especialistas.

Toptal permite que você decida se quer trabalhar por hora, meio período ou tempo integral, e você define suas próprias tarifas para que você nunca fique preso em uma guerra de licitações. O que talvez seja melhor para os freelancers é que o Toptal também seleciona clientes - e trabalha com as melhores empresas - para que você tenha sempre uma oferta constante de projetos interessantes e clientes que apreciam o valor do seu trabalho.

4. Upwork

Em 2014, duas das principais redes freelance, Elance e oDesk, fundiram-se para formar a Upwork, que é agora a maior rede de freelancers a longo prazo. Com mais de 10 milhões de utilizadores registados, quatro milhões de clientes e três milhões de postos de trabalho publicados anualmente, a Upwork tem algo a oferecer a todos, desde escritores e arquitetos a assistentes jurídicos e fotógrafos.

Você pode se inscrever para projetos de curto ou longo prazo e optar por trabalhar por hora ou ser pago por projeto. O site possui um chat fácil de usar, um cronômetro e um plano de proteção de pagamento para facilitar a comunicação e a colaboração com seu cliente.


99 Designs é um site de trabalho freelance com uma reviravolta. Como seu nome sugere, a plataforma é exclusivamente para designers, e todos os trabalhos vêm como membros na forma de um concurso. Este é um ótimo site para designers que procuram realmente testar seus talentos e agitar o seu fluxo de trabalho.

6. LinkedIn Profinder

Com mais de 420 milhões de membros em mais de 200 países, o LinkedIn é indiscutivelmente o lugar ideal para aprender sobre todas as coisas relacionadas com o trabalho. Recentemente, o LinkedIn decidiu começar a sua incursão na economia freelance, lançando calmamente o LinkedIn Profinder, que está ajudando os profissionais freelance a encontrar o seu próximo emprego.

Devido à sua enorme quantidade de dados de usuários, o LinkedIn é capaz de conectar rapidamente freelancers com fortes leads baseados em suas pesquisas de palavras-chave e empresas seguidas. O Profinder é uma ótima opção para profissionais especializados em inúmeras áreas


O SimplyHired oferece a maior variedade de trabalhos freelance de qualquer site desta lista. Desde a construção até ao trabalho de conferencie, o site apresenta uma grande quantidade de oportunidades para quem procura trabalho extra, e ajuda os freelancers a encontrar empregos em mais de 24 países. Também não está limitado ao trabalho em inglês, oferecendo 12 idiomas diferentes nos quais você pode encontrar empregos.





Cuidado com os golpes

Escondidos entre os muitos trabalhos legítimos - as listas de empregos domésticos são esquemas de vários graus de esperteza e intenção maliciosa. 

Para evitar ser apanhado por um esquema de trabalho em casa, pesquise sempre as empresas antes de se comprometer. Não envie dinheiro, contas ou números de segurança social, ou qualquer informação que facilite o roubo da sua identidade. Tenha cuidado com as organizações que exigem que você compre um kit antes de começar, ou prometa ajudá-lo a enriquecer com pressa. Resumindo, lembre-se do adágio: se soa muito bom para ser verdade, geralmente é.