Fundos Imobiliários de CRI's de IGP-M: O que são? Quanto rendem?

Fundos imobiliáriso de CRI'S de IGP-M
Imóveis - Fonte: Depositphotos.


Já conhece ou ouviu falar nos fundos imobiliários de CRI's de IGP-M? Vamos te introduzir a nova tendência ainda pouco conhecida do mercado de fii's brasileiro.

Para ambientar um pouco os leitores que não conhecem os Fii's.

O que são Fundos Imobiliários?


Fundos imobiliários são investimentos do tipo renda variável que está associado a compra de títulos imobiliários de um setor ou vários e se baseia no recebimento de aluguel mensal de imóveis físicos, compra e venda de ativos e ou títulos de outros fundos.

Conhecido pelo mercado por distribuir rendimentos MENSAIS ao cotistas e com grandes porcentagens de dividend yield (taxa de rendimento além da valorização de capital) e o melhor de tudo, não cobra-se imposto de renda sobre os rendimentos mensais.

Entretanto deve-se ter a noção que Fii's são renda variável, e estão sujeitos a grandes oscilações que podem ocasionar grandes perdas de capital em pouco tempo.

Vamos então aos CRI's.

O que são CRI's?

CRI's (Certificados Recebíveis Imobiliários) são títulos de renda fixa que possuem a finalidade de representar um pagamento FUTURO em dinheiro, uma maneira de fornecer liquidez (maior frequência e facilidade de resgate) ao emissor.

  • Rentabilidade do CRI

A rentabilidade dos CRI's é parecida com a de investimentos normais de renda fixa, que possuem data e/ou uma rentabilidade previsível pré-fixada.

Geralmente, rendem o valor da taxa pré-fixada mais o valor de algum índice atrelado a inflação, ou seja, seu dinheiro está "protegido" das variações do poder de compra causados pela inflação, gerando retornos reais ao investidor.

São emitidos e controlados por seguradoras, diferente dos outros tipos de renda fixa como LCA(agronegócio), CDB (Bancos) e afins.


  • IGP-M


O IGP-M ou Índice Geral de Preços do Mercado, é calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e tem como base o princípio de ser um indicador macroeconômico, levando em consideração mais variáveis como preços reais de atacado, preços ao consumidor e índices de construção, sendo mais confiável para medir a inflação verdadeira que os números apresentados pelo governo.

Também é conhecido por ser um indexador de contratos (alugueis, tarifas públicas, seguros e etc).

Atualmente hoje no mês de MAIO de 2020, o acumulado ao ano do IGP-M está em 2,79% enquanto o IPCA apresentado pelo governo no ano apresenta 0,49% até o mês de julho.


Agora vamos ao foco principal da publicação, se você já se sentir pronto para se situar e conhecer melhor os Fii's de CRI de IGP-M continue comigo.


Fii's de CRI's de IGP-M.


Esses fundos imobiliários de papéis CRI's possuem algumas peculiaridades que estão atraindo alguns investidores pela sua segurança e aversão a vários riscos, como o risco país, risco de crédito entre outros.

O que acontece é que estes fundos possuem mais de 50% de suas carteiras títulos de contratos CRI's estão atrelados ao índice IGP-M, ou seja, usam um benchmark (referência de investimento) mais realista com os reais valores de inflação e dívida do país.

Alguns destes fundos são:

  • HCTR11
  • HABT11
  • BARI11

Sobre o HCTR11, atualmente está sendo negociado bem pouco acima do seu valor patrimonial por cota com um P/VP de 1,08 e um dividend yeild médio de 12 meses monstruoso de 12,15%, possui a maior parte de seus ativos em contratos de CRI da Forte Secutirizadora S.A.

Sobre o HABT11, atualmente está sendo negociado a um P/VP também pouco acima do valor patrimonial de 1,07 e um DY médio de 12 meses de 8,64%.

Sobre o BARI11, atualmente é o que está perfomando "pior" no quesito valorização mas é o mais barato entre os três, sendo negociado a um P/VP de 1,02, pagando um DY de 9,04%, também possui um grande número de ativos em CRI's.

Conclusão

Analisando cruamente os três Fii's de CRI podemos ver que estão pagando bem e estão relativamente baratos do ponto de vista patrimonial, alguns deles possui mais de 20% de valor em caixa o que é altamente positivo em períodos de crise como este que estamos passando.

Outro fator essencial é o fato dos CRI's estarem atrelados ao IGP-M que representa de maneira mais fiel a inflação de preços no país, já que não dá pra confiar 100% nas variáveis tendenciosas do IPCA, trazendo uma segurança maior para os cotistas caso o valor mensal dos alugueis sofra ajustes.

Os três são abertos a qualquer investidor da bolsa de valores e não possuem tx. de adm, então o foco deste post é guiar o leitor para um estudo mais aprofundado neste segmento de Fii's de papéis em CRI.

Foque em estudar e procurar mais indicadores, vou deixar aqui um link para você acessar os balanços e cartas aos investidores de cada Fii citado neste post.


Lembre-se que isto aqui não é recomendação de compra e estamos falando de renda variável que possui alto nível de risco e potencial de perda de capital.

Postar um comentário

0 Comentários