Uma Viagem no Tempo Pelo Mercado de Exploração de Ouro no Brasil.

Como a geologia atua no mercado de exploração mineral de ouro e outros metais preciosos?


Abordagens técnicas, legislações, história e aventuras!

Como eu já havia citado no post anterior sobre os princípios do Ouro como bem monetário e alguns pontos resumidos sobre o seu papel como minério, pularei os detalhes da explicação e deixarei o link AQUI.

Neste Post vamos introduzi-lo a conceitos mais técnicos porém irei simplifica-los para que todos possam entender como funciona todo o processo de pesquisa de Ouro no Brasil, que também se aplica a todo tipo de metal precioso.

Vou relatar minha experiência de alguns conhecimentos adquiridos ao longo desses 4 anos inserido no meio.

Como começou o processo de exploração mineral no Mundo?

Disclaimer: Já existiam técnicas mais primitivas de exploração, mas todas eram baseadas na ocorrência in-situ do material que é quando ele aflora naturalmente ao ar livre e você apenas continua perfurando o local.

Quando há suspeita de potencial econômico em um determinado local HOJE EM DIA, a maior parte deste trabalho é feito por SATÉLITES.

No entanto, isto começou a mais de 200 anos, manualmente por um padre chamado William Smith que fez o incrível trabalho de mapear as rochas parecidas de toda a Grã-Bretanha com o objetivo principal de procurar carvão mineral.

Acontece que Smith notou a existência de fosseis, e encontrou um certo padrão entre eles e a ocorrência de carvão.

Sem querer Smith acabou inventando a geologia de datação e a paleontologia, já que o período em que o animal faleceu indicava o período geológico em que aquela rocha foi depositada.

Daí então, surgiu o primeiro mapa geológico do MUNDO.

primeiro mapa geológico - william smith
Mapa geológico da Grã Bretanha - William Smith.


As "manchas" pretas são ocorrência de carvão.

Então Smith percebeu também que existiam camadas de rochas e com base nas idades e nas localidades totalmente ou parcialmente opostas dos fosseis ele pode identificar melhor quais eram mais propensas ou não a terem carvão.

Com isso mapear a topografia, fosseis, idade e geometria das camadas tornara-se mais fácil a exploração mineral no mundo todo.


Ouro no Brasil Pré-colonial

A exploração de ouro e outros metais no Brasil, já acontecia antes mesmos dos nossos irmãos portugueses pisarem aqui.

Muito índios conheciam vários rios que lixiviavam (raspagem) a rocha que contia ouro e nomeavam terras e rios com palavras indígenas para "sol" "brilho" "dourado".

Algumas tribos utilizavam como adornos ou até mesmo para decoração.

Todas essas informação foram me passada por histórias dos índios da tribo do Carajás em minhas viagens de campo para o estado do Tocantins e pelo Geólogo descobrir da mina de Carajás, Breno Augusto.

Quando os portugueses perceberam a quantidade incrível de ouro de aluvião (dos rios) e em veios de quartzo começaram as explorações em massa e com os bandeirantes não foi amigável.

Escravidão, morte e corrupção.

Muitas vezes uma tribo escravizava outra para vender o ouro em troca de tecnologias e mordomias portuguesas mas vou pular esta parte pois aprendemos no ensino fundamental!


O Auge da Exploração de Ouro no Brasil


Conforme as tecnologias avançavam, mesmo com o ouro exposto se tornando cara vez mais escasso ainda era extremamente vantajoso sair por aí na batela nos aluviões pelos rios de Minas Gerais, Tocantins, Pará e Goiás.

Acontece que a febre perdeu o controle em um caso famoso.

SERRA PELADA.


Após a suspeita de haver ouro na região, a Rio Doce Geologia e Mineração (DOCEGEO), uma subsidiária da Recém nomeada (Vale) antiga Vale do Rio Doce, foi responsável pela exploração e abertura da mina na região

Curiosidade: Com a descoberta do maior depósito de ferro do mundo na província de CARAJÁS-PA a empresa DOCEGEO (na época canadense) ficou tão grande que se associou ao governo brasileiro e comprou a Vale do Rio Doce.
.
Servindo como compradora monopolista do ouro e responsável pela infraestrutura de garimpo. Em seguida, em maio do mesmo ano, instalou-se o Serviço Nacional de Informações (SNI). Junto com o SNI, vieram os seguintes órgãos sob sua supervisão: Receita Federal do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Empresa de Correios e Telégrafos, a Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (SUCAM), a Fundação Serviços de Saúde Pública (FSESP), a TELEPARÁ, a Companhia Brasileira de Abastecimento, a Polícia Federal do Brasil e a Policia Militar.

Ao final do primeiro semestre de 1980, cerca de 30 mil garimpeiros já se haviam deslocado para a área, fato que motivou o governo João Figueiredo a indicar o major Sebastião Curió para capitanear o garimpo.

Acontece que nos anos seguintes, essa mina virou um verdadeiro faroeste com centenas de casos de assassinatos e corrupção.

Transformaram a região em um imenso buraco.

Acontece que o Ouro da serra pelada para separar o ouro da parte "inútil" eles utilizavam mercúrio, que é altamente tóxico, fazendo com que a população que já era pobre, ficar com sequelas de saúde por muitos e muitos anos.


garimpeiros da serra pelada
Garimpeiros na Serra Pelada (1980) - Getty images.



A Legislação


A chegada e criação do DNPM (Departamento nacional de produção mineral) e a SBG (Sociedade Brasileira de geologia) ajudou a minimizar os danos causados pelo garimpo, tanto ambientais quanto humanitário.

Hoje em dia, o processo de abertura de uma mina passa por várias etapas.

  1. Requerimento de pesquisa (ANM)
  2. Apresentação de dados (ANM)
  3. Validação financeira (Banco do Brasil)
  4. Avaliação dos danos (Embrapa, Ibama)
  5. Projeto de recuperação de área degradadas (ICMbio)
  6. Abertura e exploração.

Caso o terreno seja de terceiro, todo o processo deve ser levado em consideração na distribuição de lucros entre acordo judicial.

A exploração e abertura ou não da mina fica totalmente a poder do dono do terreno, embora o mesmo não pode fazer isto caso não tenho posse do requerimento de pesquisa da ANM (antigo DNPM).


Hoje em dia, como eu disse no post passado da série Ouro, mercado financeiro e Fraudes- as fraudes acontecem diariamente.

No próximo post apresentarei as novas tecnologias de técnicas para exploração mineral de ouro e meu primeiro fracasso como empreendedor nesse mercado.


 

Postar um comentário

5 Comentários

  1. muito legal essa sua série sobre ouro, estava até googlando aqui e lendo sobre Serra Pelada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha

      Que legal que o post incentivou a curiosidade! A história é muito importante, a Serra pelada foi um western brasileiro.

      Kk

      Continue ligado na série, se puder ajudar na divulgação dela quando estiver completa poderia me ajudar?

      Abraços.

      Excluir
  2. Muito interessante! Me responda uma dúvida que me surgiu, quão rico o Brasil era em ouro e prata? Tem como medir isso? Eu como leigo chuto alto, pq as histórias de exploração e de quão rico o Brasil era são absurdas e é meio pecaminoso ver que tudo isso foi pra outros países.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala EPI

      Difícil colocar em números, mas eu diria que quando falamos de metais (quaisquer que sejam) o Brasil era o país com as maiores concentrações do mundo.

      Ouro, como eu citei, existe em todo lugar, mas a facilidade e o contexto geológico do país é/era muito mais propenso a acumular em depósitos.

      É triste sim, toneladas e mais toneladas hoje estão sob titularidade do governo britânico (visto a dívida que Portugal possuía.

      Hoje estamos escassos de grandes depósitos, mas como o processo de oxidação e metalogenia é heterogênico, ainda temos MUITO ouro e prata distribuído em depósitos de menor concentração que é o assunto do último post da série!

      Abrçs.

      Excluir
    2. Caramba, é foda e meio que orgulha e dar pena ao mesmo tempo ver como o Brasil é um país rico em tudo e ainda tem a proteção divina contra desastres. Muito interessante, vlw pela resposta, na espera do último post então!

      Abçs

      Excluir

Deixe sua opinião e nos ajude a crescer!
Tenha consciência das politicas de comentários do Google!
Seja educado e gentil.