Ouro, Mercado Financeiro e Fraudes

ouro e o mercado financeiro
Representação de Ouro - Fonte: Depositphotos


Como ainda estou preso no curso de geologia e participei muito de discussões sobre depósitos de ouro e vários outros metais precisos, decidir trazer um pouco deste conteúdo para o Blog atrelado ao mercado financeiro em um série de posts.

Hoje vamos abortar os princípios do Ouro como commoditie e a relação lucro-abertura-mina e fraudes.

Vem comigo.

Não há ouro suficiente para apoiar finanças e o comércio mundial. 
 Esta é uma afirmação muito comum no mercado financeiro e ela vai ser o carro chefe dessa série de posts.

Mas afinal, Como o Ouro tem valor?


A quantidade de ouro no mundo é sempre fixa em um nível, sujeita a um aumento através da mineração. Atualmente, o mundo possui cerca de 170.000 toneladas no total, das quais cerca de 35.000 toneladas são ouro oficial detido por bancos centrais, ministérios das Finanças e fundos soberanos. 
 
O ouro não tem Yield (rendimento).

Essa afirmação é verdadeira e é um dos argumentos mais fortes a favor do ouro.

O ouro não tem rendimento ou retorno, porque não deveria. Ouro é dinheiro, e dinheiro não tem rendimento porque não tem risco. O dinheiro pode ser um meio de troca, uma reserva de valor e uma unidade de conta, mas o dinheiro verdadeiro não é um ativo de risco.

O rendimento vem da colocação da moeda (real) no banco. Mas então não é mais dinheiro; é um depósito bancário. (O Banco Central define depósitos bancários como parte da "oferta monetária". Isso ocorre porque o BC está no negócio de sustentar essa ilusão monetária específica.)

Você também pode receber rendimentos comprando ações, títulos, imóveis ou outros ativos não monetários. Ainda assim, há risco em fazê-lo. Embora muitos investidores pensem em ações, títulos e imóveis como dinheiro, eles são de fato ativos de risco, exatamente como um depósito bancário.

E a pureza do ouro ou da prata?


Ao considerar a pureza do ouro, você deseja prestar atenção aos quilates. Um quilate é a unidade usada para medir o conteúdo ou a pureza do ouro. 

Quanto maior o número de quilates, mais puro será o seu ouro

Ouro de 22 quilates significa que seu ouro contém 91,67% de ouro e 8,33% de outros metais como zinco, cobre ou níquel. 

Como 24 quilates é o número mais alto, ouro de 24 quilates significa que sua moeda contém quase todo o ouro puro com apenas uma pequena quantidade de liga de metal. Por esse motivo, ouro de 24 quilates é qualquer ouro com pureza acima de .999 de pureza.

O que significa "Ouro Fino"?


A finura é outra maneira de transmitir a pureza do ouro. A finura significa as partes por mil de metal puro na liga na proporção de sua massa.

Alguns exemplos de moedas de ouro de 24 quilates incluem a folha de bordo canadense (pureza .9999) e a moeda chinesa Gold Panda (pureza .999). 

O ouro de 24 quilates é o ouro mais puro disponível, mas é mais macio e menos denso que o ouro de 22 quilates, usado em algumas moedas muito populares. 

A propósito, nunca deixe ninguém tentar convencer você a comprar ouro de 26 quilates. Isso não existe. 

Você pode pensar que estou me aprofundando demais aqui, mas lembre-se, quanto mais você entende e sabe sobre ouro e prata, menos pessoas provavelmente serão capazes de enganá-lo!


No mercado financeiro o ouro pode ser comprado de várias maneiras, entretanto a mais comum é quando o mesmo é associado ao preço de sua grama.

Ações de Empresas que Mineram Ouro e Prata


As ações de mineração de ouro e prata são uma faca de dois gumes. Alguns deles são incríveis de possuir e alguns deles realmente superam ouro e prata às vezes! 

Você pode realmente sentir que ganhou na loteria se escolher uma boa e isso pode ser um inferno. Por outro lado, alguns deles podem ser fraudes totais executadas por fraudadores completos que acabam indo à falência.

O pensamento lógico por trás do investimento em ações de mineração de ouro e prata é que, se o preço do metal subir, o preço da ação de mineração também deverá subir também. Isso às vezes é verdade e tende a ser mais verdadeiro para as empresas de mineração maiores e mais estabelecidas.

Para muitos desses mineradores, porém, os custos de operação da mina aumentam mais rapidamente que o preço dos metais. Por exemplo, o preço do ouro pode subir, o que significa que o valor dos depósitos de ouro das mineradoras também aumenta, mas o custo do petróleo também pode aumentar, o que significaria custos mais altos de transporte e operação para a empresa. 

  • Os trabalhadores podem começar a exigir salários mais altos. 
  • Os impostos podem aumentar. 
  • Os preços da energia podem aumentar. 

Em breve, os aumentos nos custos operacionais esgotam todos os ganhos obtidos com o aumento do preço do metal.

As ações de mineração são muito suscetíveis a golpes de “Bombar e Sumir” e muitas vezes acabam sendo nada mais do que um buraco no chão com um mentiroso no topo! A bomba e descarga usa a falta de conhecimento e experiência dos investidores iniciantes contra eles. 

O golpe é o seguinte: os fraudadores compram uma tonelada de ações em uma empresa de mineração raramente negociada ou nova a um preço muito baixo. 

Eles então fazem todos os truques em seu arsenal de vendas e marketing para impulsionar essa empresa do nada como a próxima grande novidade no setor de mineração ou o segredo que você não conhece. 

Eles pagam blogueiros influentes para escrever artigos com manchetes como "Melhor descoberta de ouro de todos os tempos!" Os novos investidores, que ainda não chegaram ao fim, veem essas táticas de marketing e compram as ações que aumentam o preço.

Minha visão dentro da geologia

Acreditem se quiser, durante os meus 7 semestres do curso de geologia, já vi vários relatos de ex-alunos e ex-professores fraudarem pelo menos 2 depósitos imaginários, eles iam em um local, descobriam uma acumulação mínima totalmente inviável economicamente geralmente amostras se encontravam em pequenos veios de Quartzo (uma das formas mais antigas de extração), mandavam para o laboratório e BOOM.

3-4g por tonelada! um número mais que o suficiente para abrir uma mina (no período atual 2018-2020).

Claro que não existia jazida ali e mesmo assim eles vendiam os direitos de pesquisa e/ou o fazendeiro vendia a terra por 10 a 20 vezes o valor e dividiam os lucros.

O fato é que, pouca gente sabe, mas ouro não é tão raro quanto dizem. Entretanto, jazidas e grandes depósitos sim! Por isso deve-se sempre estar atento.

A realidade é que com a escassez de grandes depósitos as fraudes aumentaram já que a quantidade mínima de gramas por tonelada para que seja viável financeira abrir uma mina abaixou drasticamente, sendo cotada hoje em torno de 1,5-2 gramas dependendo dos aspectos demográficos e geográficos, de acordo com a ANM (Agência Nacional de Mineração) e a SBG (Sociedade Brasileira de Geologia).



No próximo post da série, vou entrar em detalhes sobre as perspectivas futuras do mercado de exploração de ouro e responder a pergunta do porquê não haver ouro suficiente para sustentar o mercado financeiro e o comércio mundial.




Postar um comentário

6 Comentários

  1. Fala Math!
    Cara, muito interessante receber essa verdadeira aula sobre ouro.
    Eu, particularmente, conheço muito pouco.
    Fiquei surpreso com a profundidade de informações e possibilidades.
    Acho sempre interessante acompanhar documentários sobre as grandes corridas pelo ouro, eram épocas interessantes.
    Ansioso pelos próximos posts/aulas.
    Grande abraço!
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stark!

      Fico emocionado com o comentário, eu resumi MUITA coisa nesse post pra poder fazer uma série de posts mais organizada, se agradou alguém como você com tanta experiência no mercado eu fico muito feliz!

      O fato é que as corridas do ouro e metais preciosos nunca cessaram a mídia que deu uma segurada, viajo/viajava constantemente para vários estados e cidsdes de interior eram lotadas garimpos e geólogos entusiasmados.

      Obrigado por continuar prestigiando o Blog!

      Garanto que essa série de posts vai ser interessante!

      Vai ter história pessoal de risco de vida, dinheiro, investidores e políticos!

      Grande abraços, Math.

      Excluir
  2. Cara, tá aí informação que não se ver todo dia, muitooo legal. Não invisto em ouro e acho que vai demorar um pouco pra investir, sabia apenas o básico de mercado e essas informações me recordaram as aulas de química na engenharia ahhaha.

    Sobre as fraudas, caramba! O.o

    ResponderExcluir
  3. Que legal, eu pensava que ouro só tinha em lugares de grande concentração, deve ser por isso que ao menos no Brasil o boom das minas de ouro diminuiu, só deve ter em lugares com pouca concentração... enfim você é o especialista nos mantenha informado kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso mesmo!

      Obrigado pelo feedback e pelo retorno Stifler, espero que esteja melhor de saúde.

      A série vai ser longa mas vai ver a pena tem muita informação boa e exclusiva vindo ai!

      Abrcs

      Excluir

Deixe sua opinião e nos ajude a crescer!
Tenha consciência das politicas de comentários do Google!
Seja educado e gentil.