![]() |
Ouro no microscópio óptico - Fonte: Depositphotos. |
Qual é o futuro do ouro e outros metais?
Extração, tecnologia, demanda comercial e outras curiosidades do mercado de mineração brasileiro e global.
Este é o último post da série do Blog sobre o Ouro e o mercado financeiro acompanhe aqui:
Parte 1 - Ouro Mercado Financeiro e Fraudes
Parte 2 - Uma Viagem no Tempo Pelo Mercado de Exploração de Ouro no Brasil
Parte 3 - Como se Processa Minério em Metais e Quais os Impactos Ambientais.
Já falamos sobre como o ouro se comporta no mercado financeiro como mecanismo de proteção monetária, como avaliamos a pureza do ouro e o seu valor físico, fomos para histórias brasileiras, descrições de depósitos brasileiros e características mais técnicas de processos metalúrgicos e mineração.
Agora vamos apresentar o futuro de tudo isso!
O Futuro do Ouro no Brasil
Hoje em dia no Brasil, de acordo com dados da Sociedade brasileira de geologia (SBG) os depósitos e mineração de ouro no país estão se tornando cada vez mais complexos e pouco numerosos.
Parte disto se dá pelo longo histórico de extração de depósitos convencionais (ouro em aluvião e veios de quartzo).
Entretanto, com o alto preço do ouro, torna-se cada vez menor o número exigido de gramas por tonelada para abrir uma mina que te dê lucro REAL.
Muita das vezes a abertura da mina não se dá por descobrimento de um depósito novo, mas sim, reativando um depósito considerado inviabilizado, é aqui que entra a gestão e a briga diária por títulos de pesquisa de terras com potencial por TODO o BRASIL.
É muito mais rentável você dar continuidade em uma mina já estabelecida do que abrir uma do zero isto é óbvio, acontece que depois de 5 anos a Agência Nacional de Mineração (ANM) leiloa o seu título de pesquisa caso você não expresse a necessidade de renovar, e para fazer a renovação é preciso ter dados e informações atualizadas (é aqui que os laboratórios de geologia-química e tecnologia entram).
O Futuro dos Novos Depósitos de Ouro
Quando falamos sobre a descoberta de novos depósitos a primeira coisa que entra em pauta são os PÓRFIROS.
Pórfiros são nomes informais de depósitos de ouro, metais e outros elementos que se encontram em um tipo específico de rocha ígnea (rochas ígneas são formadas pela solidificação do magma ou lava de vulcões).
![]() |
Rocha ígnea porfirítica. |
Uma rocha ígnea porfirítica possui fenocristais (cristais maiores que a matriz) e uma matriz essencialmente vítrea (vidro vulcânico), ou seja, muito fina.
Acontece que durante a ascensão do magma vindo do manto estes cristais maiores se formam (sim o magma não vem do núcleo), mais curioso ainda é que o magma do manto não é líquido e sim um fluído semi-cristalizado.
Como o fluido (magma) já está semi-cristalizado em um estado complexo de fluido ele faz processos de fusão entre estes cristais maiores ainda no estado sólido (anatexia) e como na fase de cristalização os metais/elementos mais pesados se cristalizam primeiro temos então um cristal gigante "aprisionando" cristais menores ricos em minérios com interesse econômico.
Outra possibilidade é da cristalização fraccionada por densidade de material(cristal).
![]() |
Granito porfírico com fenocristais de Feldspato geminados - Fonte: Brazilian Journal of Geology Braz. J. Geol. vol.44 no.4 São Paulo Dec. 2014, retirado em 24/07/2020. |
Não se assustem com a descrição, são apenas nomes técnicos, o intuito aqui é mostrar como são os novos depósitos aos quais os jovens geólogos (start-ups) e empresas grandes estão de olho para o futuro.
Tem Ouro Suficiente para a Demanda Global?
A resposta curta é NÃO, mas precisamos entender melhor o contexto de como isso aconteceu.
Questões logísticas e da cadeia de suprimentos continuam criando uma crise de liquidez no mercado de ouro, já que o suprimento de ouro era feito majoritariamente por empresas aéreas.
Mas, assim como na crise de 2008, a liquidez do mercado se desfez muito rapidamente e quando isso acontece o valor das commodities tendem a subir como forma de equilibrar e salvar as pessoas desta perda de liquidez sem perda de valor.
Acontece que já estão criando títulos virtuais de ouro, como a grã-bretanha anunciou recentemente (17/07/2020) é uma forma de tentar suprir esta demanda, já que estatisticamente o ouro não tem se tornado mais abundante nem expressivamente mais escasso!
Conclusão
Pra mim, chegamos em um estado aonde vamos ter uma briga entre ouro virtual e criptomoedas.
O ouro virtual vai tentar assumir como rei no mercado de derivativos já que quem controla os mesmos ainda é cada Banco Central, Reserva Federal e etc.
É possível também que devido a escassez o ouro torne-se cada vez mais rentável em relação a inflação agindo fortemente no mercado cambial.
Como pouquíssimas pessoas entendem de ouro ou commodities, tem grandes chances desta briga por valor ser longa e duradoura.
E você leitor, de que lado estaria? Ouro virtual ou Criptomoedas? (Como mecanismo de proteção).
0 Comentários
Deixe sua opinião e nos ajude a crescer!
Tenha consciência das politicas de comentários do Google!
Seja educado e gentil.