O Futuro do Ouro e da Demanda Mundial

o futuro do ouro e demanda mundial
Ouro no microscópio óptico - Fonte: Depositphotos.


Qual é o futuro do ouro e outros metais?

Extração, tecnologia, demanda comercial e outras curiosidades do mercado de mineração brasileiro e global.

 

Este é o último post da série do Blog sobre o Ouro e o mercado financeiro acompanhe aqui:

Parte 1 - Ouro Mercado Financeiro e Fraudes

Parte 2 - Uma Viagem no Tempo Pelo Mercado de Exploração de Ouro no Brasil

Parte 3 - Como se Processa Minério em Metais e Quais os Impactos Ambientais.


Já falamos sobre como o ouro se comporta no mercado financeiro como mecanismo de proteção monetária, como avaliamos a pureza do ouro e o seu valor físico, fomos para histórias brasileiras, descrições de depósitos brasileiros e características mais técnicas de processos metalúrgicos e mineração.


Agora vamos apresentar o futuro de tudo isso!


O Futuro do Ouro no Brasil

Hoje em dia no Brasil, de acordo com dados da Sociedade brasileira de geologia (SBG) os depósitos e mineração de ouro no país estão se tornando cada vez mais complexos e pouco numerosos.

Parte disto se dá pelo longo histórico de extração de depósitos convencionais (ouro em aluvião e veios de quartzo).

Entretanto, com o alto preço do ouro, torna-se cada vez menor o número exigido de gramas por tonelada para abrir uma mina que te dê lucro REAL.

Muita das vezes a abertura da mina não se dá por descobrimento de um depósito novo, mas sim, reativando um depósito considerado inviabilizado, é aqui que entra a gestão e a briga diária por títulos de pesquisa de terras com potencial por TODO o BRASIL.

É muito mais rentável você dar continuidade em uma mina já estabelecida do que abrir uma do zero isto é óbvio, acontece que depois de 5 anos a Agência Nacional de Mineração (ANM) leiloa o seu título de pesquisa caso você não expresse a necessidade de renovar, e para fazer a renovação é preciso ter dados e informações atualizadas (é aqui que os laboratórios de geologia-química e tecnologia entram).

O Futuro dos Novos Depósitos de Ouro 

Quando falamos sobre a descoberta de novos depósitos a primeira coisa que entra em pauta são os PÓRFIROS.

Pórfiros são nomes informais de depósitos de ouro, metais e outros elementos que se encontram em um tipo específico de rocha ígnea (rochas ígneas são formadas pela solidificação do magma ou lava de vulcões).

rocha ígnea porfíritica
Rocha ígnea porfirítica.


Uma rocha ígnea porfirítica possui fenocristais (cristais maiores que a matriz) e uma matriz essencialmente vítrea (vidro vulcânico), ou seja, muito fina.

Acontece que durante a ascensão do magma vindo do manto estes cristais maiores se formam (sim o magma não vem do núcleo), mais curioso ainda é que o magma do manto não é líquido e sim um fluído semi-cristalizado.

Como o fluido (magma) já está semi-cristalizado em um estado complexo de fluido ele faz processos de fusão entre estes cristais maiores ainda no estado sólido (anatexia) e como na fase de cristalização os metais/elementos mais pesados se cristalizam primeiro temos então um cristal gigante "aprisionando" cristais menores ricos em minérios com interesse econômico.

Outra possibilidade é da cristalização fraccionada por densidade de material(cristal).


granito porfiritico com fenocristais de quartzo
Granito porfírico com fenocristais de Feldspato geminados - Fonte: Brazilian Journal of Geology Braz. J. Geol. vol.44 no.4 São Paulo Dec. 2014, retirado em 24/07/2020.


Não se assustem com a descrição, são apenas nomes técnicos, o intuito aqui é mostrar como são os novos depósitos aos quais os jovens geólogos (start-ups) e empresas grandes estão de olho para o futuro.


Tem Ouro Suficiente para a Demanda Global?

A resposta curta é NÃO, mas precisamos entender melhor o contexto de como isso aconteceu.

Questões logísticas e da cadeia de suprimentos continuam criando uma crise de liquidez no mercado de ouro, já que o suprimento de ouro era feito majoritariamente por empresas aéreas.

Mas, assim como na crise de 2008, a liquidez do mercado se desfez muito rapidamente e quando isso acontece o valor das commodities tendem a subir como forma de equilibrar e salvar as pessoas desta perda de liquidez sem perda de valor.

Acontece que já estão criando títulos virtuais de ouro, como a grã-bretanha anunciou recentemente (17/07/2020) é uma forma de tentar suprir esta demanda, já que estatisticamente o ouro não tem se tornado mais abundante nem expressivamente mais escasso!

Conclusão

Pra mim, chegamos em um estado aonde vamos ter uma briga entre ouro virtual e criptomoedas.

O ouro virtual vai tentar assumir como rei no mercado de derivativos já que quem controla os mesmos ainda é cada Banco Central, Reserva Federal e etc.

É possível também que devido a escassez o ouro torne-se cada vez mais rentável em relação a inflação agindo fortemente no mercado cambial.

Como pouquíssimas pessoas entendem de ouro ou commodities, tem grandes chances desta briga por valor ser longa e duradoura.

E você leitor, de que lado estaria? Ouro virtual ou Criptomoedas? (Como mecanismo de proteção).


Postar um comentário

0 Comentários